2008-07-31


A LOUCURA SOCIAL

A loucura é a categorização da sociedade para o que ela não compreende. Julgamento de valor, precipitação do pensamento nesses tempos em que não há tempo para ouvir o que o outro diz. A verdade está no princípio da enunciação, de quem detém a fala – e por isso torna o ouvinte refém, posto que não há direito de resposta.

Sociedade perfazendo um mundo monologar, um fluxo informacional que envolve o planeta, muitas vezes sufocante pelo excesso, e outras vezes sem antenas para se captar tal freqüência... Observe... Aonde estão as antenas das favelas de Nairóbi, Faisalabad, Bundun, Karachi, Daca, Antananarivo, Maputo, Lusaka, Lagos...

Ouvem-se uns ecos... Gritos agonizantes dos pobres e favelados... reverberados nas muralhas das fronteiras físicas ou invisivelmente covardes.

Discursos ilustrados e polidos com farrapos que cobrem os corpos séquitos, que encobrem ossos que expulsam a pele e criam vales da morte no corpo, rios de lágrimas que secaram de tanto esperar...

Tristemente, a certeza da morte para estes é onipresente... às vezes é a esperança do alívio nesse purgatório de “vida”.

Nenhum comentário: